top of page
matheus-seiji-goto-1C0dYoAdADE-unsplash.jpg

o projeto

LOGO_SANTUARIO_SILVESTRE_MARIRI.png

O Santuário Silvestre Mariri é um projeto em construção que receberá animais silvestres do bioma Cerrado que tenham sofrido algum impacto negativo pela ação do homem.

Estamos situados em meio a uma área de Cerrado ainda preservada, composta de um cenário montanhoso com uma floresta exuberante.

Aqui cuidaremos e também reabilitaremos animais silvestres, sendo lar temporário para os que necessitam de aclimatação, mas que têm condições de voltar à natureza.

tucano_sombra.png

Quando a reintrodução à natureza não for possível, nos tornaremos lar permanente, disponibilizando recintos e alimentação de qualidade visando maior semelhança entre as condições oferecidas e as condições encontradas no ambiente natural, valorizando práticas de enriquecimento ambiental e propiciando bem estar até o final de suas vidas, mesmo que em cativeiro.

O QUE NÓS TEMOS

LOGO_SANTUARIO_SILVESTRE_MARIRI.png
temos

Já asseguramos originalmente uma área de 45ha de floresta ao pé dessas colinas encantadas onde as araras gostam de fazer ninhos. Em 2020, conseguimos garantir uma área adjacente para o santuário, adicionando outros 15ha para o mesmo. Esta área é importante para uma variedade de espécies selvagens já fotografadas com nossas armadilhas fotográficas, incluindo famílias de macacos e grandes felinos.

Terra

terras_mariri.jpg

Floresta protegida pelo Mariri

Construímos uma casa principal, alguns chalés e duas casas da árvore nos arredores para receber nossos hóspedes, estudantes e voluntários de todo o mundo que desejam se envolver com o Santuário.

Abrigo para humanos

foto rancho 1.jpg

A nova área agregada ao Mariri, chamada de "Rancho", possui uma estrutura básica de adobe que está servindo de base para a construção da sede do Santuário, que já está em andamento.

abrigo1.jpg
abrigo3.jpg
abrigo2.jpg

Nós já temos nossa licença do IBAMA que nos permite construir os abrigos que irão receber os animais em necessidade, agora estamos arrecadando fundos para comprar os materiais necessários para começar as construções. Nos ajude a ajudar os animais silvestres! 

Abrigo para Vida Selvagem

foto rancho 3.jpg
agua.jpg

Existe uma nascente natural que flui da montanha e a água mineral é a nossa mais rica bênção. 

Água

Coração

Temos paixão em ser um exemplo de como viver no meio da natureza, e nosso verdadeiro sonho é ser um exemplo de um santuário bem administrado, atendendo às necessidades dos animais selvagens da região.

Saberes

A diretora do Projeto, Marianne, é zoóloga e estudou onças-pintadas no Pantanal. Ela e sua equipe estão formando um grupo de veterinários, estudantes de biologia e profissionais para construir e administrar este Santuário.

Marília é médica veterinária do nosso projeto, trabalha com conservação da vida selvagem e se dedica integralmente ao projeto.

Também contamos com vários voluntários e um time de profissionais prontos para nos ajudar quando começarmos.

O QUE PRECISAMOS

LOGO_SANTUARIO_SILVESTRE_MARIRI.png
Precisamos

Se recebermos o financiamento adequado, poderemos aumentar a área de floresta protegida. A cada ano, quando os incêndios acontecem, fazemos inúmeras ações de proteção à terra, ao contrário de alguns fazendeiros que seguem com o desmatamento para instalar monocultura ou criação de gado.

 

Quanto mais terras conseguirmos comprar para o projeto, mais animais estarão protegidos e salvos!

Terra

j-balla-photography-w_uy9e2FZ3M-unsplash.jpg
Tiago falótico - macaco prego.jpg

Abrigo para humanos

Precisamos construir nossa sede para o Santuário e sua equipe com um consultório veterinário, área de estocagem e preparo de alimentos, acomodações para cuidados animais.

Por favor, nos ajude a construir nosso Quartel General para a equipe veterinária e cuidadores!

Abrigo para Animais Silvestres

Precisamos construir 2 recintos para as aves que podem ser soltas na natureza, dentro da área de soltura de animais silvestres (ASAS). Nesses abrigos as aves passarão o tempo necessário para aclimatação e após passado esse período, os abrigos ficarão abertos para que elas possam voar e reconhecer o habitat, tendo um suporte alimentar durante alguns dias, até poderem ficar totalmente independentes.

Outros 7 abrigos serão construídos nos terrenos da floresta para diferentes espécies de aves impossibilitadas de retornar ao seu habitat. Esses abrigos contemplarão as espécies de aves que mais são acometidas pela ação do homem na nossa região, sendo:

  • 2 abrigos para araras, papagaios e periquitos

  • 2 abrigos para corujas

  • 1 abrigo para gaviões

  • 2 abrigos para falcões  

 

Totalizando 146m2 de área construída só para as aves.

ararahome.jpg

Aves

zdenek-machacek-FvTn9Dlv39A-unsplash.jpg
priscilla-du-preez-zwtqIlsajjg-unsplash_edited.jpg

Mamíferos

Precisamos construir:

  • 2 grandes abrigos para 2 a 6 onças pardas que serão resgatadas de um ambiente urbano e que atualmente vivem em recintos inadequados e extremamente pequenos

  • 5 abrigos para mamíferos que serão trazidos para viver conosco até findarem suas vidas

  • 1 abrigo para mamíferos que estejam aptos à soltura em nossa floresta

Os abrigos terão áreas abertas e área de manejo equipados com piscina, troncos e obstáculos para atividade física, terão no mínimo o dobro do tamanho mínimo proposto pela legislação. Serão construídos com elementos da mata nativa para que sejam interativos e muito enriquecidos ambientalmente com o objetivo de garantir o bem-estar e estimular o comportamento natural do animal.

Com nossa água natural, construiremos piscinas para as onças e outros animais selvagens se banharem e possivelmente até pescar!
 

Esses poços de água mineral são de extrema importância para o desenvolvimento e relaxamento dos animais.

Água

IMG_20191221_100439.jpg
foto puma.jpg

Ter o coração e a vontade para fazer este projeto não é suficiente, precisamos de um financiamento sério! Por favor, veja as páginas de doações para uma descrição completa do projeto para o qual pedimos investimentos financeiros; construção de cercados para grandes felinos e outros animais selvagens; alimentos e medicamentos para esses animais; salários para a equipe responsável; marketing para arrecadação de fundos; veículo e combustível do projeto e custos gerais.

Coração

Vinicius-Thormann- guaxinim.jpg

Saberes

Estamos abertos para receber voluntários com experiência em fauna silvestre e santuários de animais que venham trabalhar e compartilhar conosco suas experiências para que possamos sempre melhorar nossa qualidade de serviço.

EVOLUÇÃO DO PROJETO

LOGO_SANTUARIO_SILVESTRE_MARIRI.png
evolução

Acompanhe nosso blog e inscreva-se abaixo para receber nossa newsletter mensal para acompanhar a evolução do projeto!

bottom of page